Câmara municipal de São Luís faz sessão solene em comemoração ao 1° aniversário da AMCLAM (Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares)

Na tarde do dia 14/05, ocorreu no plenário Simão Estácio da Silveira do palácio Pedro Neiva de Santana (Câmara Municipal de São Luís), a Sessão Solene que homenageou a Academia Maranhense de Ciência, Letras e Artes Militares (AMCLAM). O requerimento de autoria do Vereador Cézar Bombeiro, tramitou em regime de urgência e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, em razão da data natalícia do sodalicio que será comemorada no próximo dia 31/05 – aniversário de nascimento do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão (patrono da AMCLAM e patrono da Polícia Militar do Maranhão).

Em seu pronunciamento o Vereador Cézar Bombeiro afirmou: “a nossa iniciativa é um reconhecimento a uma importante entidade integrada por militares e intelectuais ligados por laços fraternos e propósitos de estudos e pesquisas no campo das ciências, letras e artes. Acredito que outra sociedade é possível – mais solidária e fraterna, a partir do momento que a educação deixar de ser discurso de oportunistas e se torne uma realidade, com escolas públicas de qualidade, com o compromisso em que a cidadania comece a ser construída desde a infância. Temos que lutar para que homens e mulheres possam ter o direito à educação e através dela, possam ser no futuro, protagonistas das suas próprias histórias, conquistada nos bancos escolares e mais tarde nas faculdades e posteriormente nos concursos públicos”, disse o vereador.

Por outro lado, “a minha proposta em homenagear a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares é por ver e acreditar em seus membros, na seriedade, nos princípios e valores que com certeza serão multiplicados nos mais diversos segmentos sociais e mais precisamente alcancem a juventude”, destacou Cézar Bombeiro.

A mesa de honra foi presidida pelo Vereador Honorato Fernandes e composta pelo Vereador Cézar Bombeiro (que atuou como secretário) e que foi o autor da proposta, pelo Cel Carlos Furtado (presidente da AMCLAM), Sec. Nonato Chocolate (secretário municipal de relações parlamentares que representou o Prefeito de São Luís), Ten ExB Joseane Moreira (representando o TC ExB Sousa Filho – Cmt 24 BIS), Pedro Robson (Sec. FIEMA), Cel Diniz (ex-CG da PMMA), Prof. José Augusto (Pres. IHGM) e Antônio Noberto (Pres. ALL).

O Cel Furtado, usando a palavra, agradeceu aos Vereadores pela homenagem, agradeceu as autoridades que prestigiaram o evento, agradeceu aos seus confrades pela confiança e crédito na idéia/proposta da AMCLAM, agradeceu a presença dos confrades de outros sodalícios, agradeceu aos familiares pelo apoio, agradeceu à todos os demais presentes, elencou os avanços alcançados em tão curto prazo e prometeu continuar desenvolvendo esforços para elevar cada vez mais a cultura maranhense a patamares de destaque e em especial – a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares “A Casa do Brigadeiro Falcão”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *