SENABOM 2019: São Luís será sede do Seminário Nacional de Bombeiros; Comandante Geral do CBMMA fala com exclusividade ao blog

Em novembro de 2019, a capital maranhense receberá milhares de bombeiros de todo país na XIX edição do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM). O congresso acontece anualmente, e já é um marco tradicional no calendário das corporações bombeiro militares do Brasil. A tradição e importância do seminário oportunizam a reunião de mais de três mil profissionais da segurança pública entre bombeiros militares, policiais militares e representantes de outros países, que após aproveitarem uma vasta programação técnica, durante a solenidade de encerramento de cada edição, elegem a cidade para sediar o encontro do ano seguinte. 

A proposta foi aprovada nesta sexta-feira (23), em Foz do Iguaçu – PR, onde ocorreu o XVIII SENABOM. O anúncio foi recebido pela delegação maranhense com muita festa, já que São Luís, pela primeira vez sediará o grandioso evento tão valorizado pelo profissional bombeiro militar.

“Estamos muito felizes e gratos a Deus com a aprovação de São Luís para sediar o SENABOM 2019 e a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências – FIPIE, será uma honra receber os Bombeiros de todo o Brasil e de alguns países em nosso estado, agradecemos ao Sr. Secretário de Segurança Pública, Dr. Jefferson Portela, pelo apoio a candidatura da nossa capital”, declarou o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

INSCRIÇÃO AQUI

O evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro do próximo ano e será organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, com apoio do Governo do estado do Maranhão.  Palestras, apresentação de trabalhos científicos, exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), trajes para combate a incêndio e o que há de mais moderno para o trabalho desenvolvido pelos bombeiros no mundo, estarão presentes na Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (FIPIE).

Provas técnicas como a tradicional Competição “Bombeiro de Aço”, a Certificação Nacional de Cães e o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, além de workshops, e outras atrações, também farão parte do SENABOM 2019.

Além do cunho cientifico do seminário e da necessidade de se implementar atualizações de procedimentos e operações conforme a evolução da sociedade, a integração entre os bombeiros de todo o Brasil é um dos grandes objetivos do evento, a congregação dos profissionais se torna uma oportunidade única para discutir e aprimorar temas importantes e específicos voltados para a segurança da população.

Provas de destaque

Durante a edição do SENABOM, são promovidas provas técnicas como a Certificação Nacional de Cães com equipes dos Corpos de Bombeiros de vários estados brasileiros, esses profissionais já atuam na área e participam do exercício em busca da renovação da certificação, que é feita a cada dois anos, além de qualificação de novos cães e o aperfeiçoamento continuado da doutrina.

Também haverá o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, organizado pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). As atividades motivam a alta performance no salvamento, estimulam a competitividade e a integração entre guarda- vidas, além de testar as habilidades dos profissionais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também  organizará a competição ‘Bombeiro de Aço’, com exercícios que simulam procedimentos operacionais como arraste de mangueira, extinção de incêndio, subida de torre e resgate de vítima inconsciente.

Fonte: http://www.ma.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *