Formatura do PROERD da rede municipal de ensino de São Bento-MA

Foi realizada na tarde do dia 29|Dez 2018, através da parceria entre o Comandante do 10º BPM, a Prefeitura de São Bento, e a Secretaria Municipal de Educação, a tão esperada solenidade da formatura dos alunos do PROERD no município.

A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Padre João Piamarta. A formação dos alunos do PROERD no município, teve como instrutor o veterano e competentíssimo Sgt. Lisboa, a formação foi mais do que uma simples solenidade, e sim, uma festa que ficará na história do município de São Bento.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxilio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de Policiais fardados e professores. Da ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do ensino fundamental, ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O evento foi prestigiado por centenas de pessoas e grande parte ainda não conhecia a filosofia do programa, que ensina as crianças a dizer sim a vida, através das lições ministradas em sala de aula por um Policial Militar instrutor PROERD.

A diplomação dos alunos contou com o apoio de diversas autoridades, como o Cmt. Do 10º BPM Ten. Cel Robson Cláudio Martins Silva, o Cap. Gleydstone Teixeira Coordenador Setorial do PROERD do 10º BPM, a Secretária Municipal de Educação Cita Moniz, que estava representando o Prefeito Luizinho Barros, o Secretário da Juventude Romildo César Pinheiro, o Vereador Professor Henrique Vale, Coordenadores, Professores, Pais e a Sociedade em geral.

Foi de grande alegria e emoção ver os alunos demostrarem o que aprenderam com o Programa através das redações lidas e reafirmarem, através dos juramentos, o compromisso de se manterem longe das drogas e das violências, levando para toda vida o compromisso de que e possível viver no mundo sem drogas, disse o Cap. Gleydstone, muito contente pela atuação do PROERD e a colaboração e o apoio dos pais, e responsáveis pelo desenvolvimento do Programa no município.

A garotinha Rafisa se emociona ao ler a redação do PROERD e demostra grande satisfação em ter concluído e fazer parte da formação do PROERD.

O instrutor Sgt. Lisboa disse ter sido mais uma missão cumprida, em levar a mensagem do PROERD a todas aquelas crianças e a recompensa e ver o sorriso de felicidade no rosto de cada uma delas e em seus familiares, me sinto muito feliz em poder contribuir para construção de uma geração mais sadia, justa e feliz através do PROERD.

O Vereador Professor Henrique Vale, que desde a implantação do Programa no município tornou-se também um dos grandes apoiadores e incentivadores do Programa, prestigiou cada momento da formatura como também fez elogios de demonstração de reconhecimento ao importante trabalho realizado pela Policia Militar nas escolas, no tocante o PROERD através do instrutor Sgt. Lisboa.

O secretário da Juventude Romildo César Pinheiro, falou da grande importância que o PROERD vem atuando nas escolas e que está disponibilizado a somar e contribuir com o incentivo para o desenvolvimento do Programa no município.

A secretária de Educação Cita Moniz que representou o Prefeito Luizinho Barros, parabenizou o comandante do 10º BPM pelo Programa desenvolvido nas escolas em parceria com a Prefeitura de São Bento e enfatizou a importância do PROERD na vida das crianças, e ressaltou que o Prefeito Luizinho Barros está muito prazeroso em poder estar contribuindo com o desenvolvimento do Programa no município, porque nossas crianças são o futuro do nosso País.

PROERD, uma atividade educacional preventiva, que é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura de paz, e para a construção de uma sociedade mais saudável, harmoniosa e principalmente mais segura, destacou o Ten.Cel. Robson Cláudio Cmt do 10ª BPM que vem realizando grandes feitos para o desenvolvimento do PROERD nos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *