Que dizer que dos 2968 alunos convocados, somente 1200 foram chamados? E os demais, ficarão desempregados e desamparados?

Não custa nada insistir nessa temática, afinal foram centenas de candidatos que foram frustrados pela não convocação. As reclamações são inúmeras e a revolta é gigantesca, pois muitos perderam seus empregos acreditando no sonho de servir a sociedade maranhense como policial militar.

Entenda o caso

A poucos dias fizemos uma matéria sobre o assunto: Candidatos do concurso da PMMA 2017 reclamam de injustiça e dizem que muitos perderam seus empregos acreditando que seriam policiais militares(veja matéria completa aqui)

Muitos candidatos tem procurado o blog para fazer seus reclames pertinentes ao concurso da PMMA de 2017 e o blog sempre utilizou seu espaço para essas demandas tanto no concurso 2017 como o de 2012, ambos com situações semelhantes.

Como havíamos dito em matéria anterior, dos 2968 candidatos que foram convocados somente 1200 foram selecionados para terminarem o CFSD(Curso de Formação de Soldado) da PMMA, pois aqueles mais de 2 mil convocados fizeram a primeira etapa do CFSD. Contudo, a Secretaria de Gestão e Previdência (SEGEP) considerou esses dois meses no CFAP(Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças) como a última etapa do concurso.

Trocando em miúdos

Os alunos soldados que estavam no CFPA, segundo a SEGEP, não eram alunos soldados, sim candidatos alunos soldados, entenderam? nem eu. Para a secretaria, os candidatos eram civis e essa estadia no CFAP era só a última etapa do concurso, levando em considerecao que nesta etapa era eliminatória e classificatória. Com isso, ninguém tinha garantia de nada.

Dessa forma, os 1768 candidatos ficaram a ver navios, desempregados e como um futuro incerto. Além de tudo, nunca receberam um centavo pelo tempo que estiveram no CFPA, fazendo gastos exorbitantes durante todo o certame. Então vejamos: Abaixo um depoimento de um candidato relatando os gastos que eles tiveram, isso não é invenção e nem   fake news.

Alguém (internauta)

“Já que o governador não quer nomear os “meio soldados” corre-se o risco do bonde dos 40 ou PCC nomear eles. E aí, não é preocupante a situação? 2 mil pessoas desempregadas, com filhos e contas, sem expectativa de ser chamado, tratados como lixo. 3 meses de curso gastando com passagem, 2 mil reais com exames médicos, mil reais de enxoval que nunca foi utilizado, recebendo punições militares e sendo humilhados para no final ficar sem nada. Meu voto e o da família desses 2 mil que você desmereceu o senhor não vai receber governador. Aproveite seus últimos meses de mandato porque o próximo vai perder.” Internauta.

Aí fica a pergunta. É justo uma coisa dessa?

7 thoughts on “Que dizer que dos 2968 alunos convocados, somente 1200 foram chamados? E os demais, ficarão desempregados e desamparados?

  1. Eu até tinha falado com vc ebnilson no ultimo dia de provas la no CFAP a nossa situação de aluno ou candidato em q servimos como militares respondendo como militares e nao tendo direitos de militares ou seja so deveres e nao direitos, passamos por todas essas etapas q chamamos de barreiras do sonho, em q cada um de nos conseguiu transpô-las com merito com ajuda da familia q ja pensavam q eramos vencedores e ter q explicar essa situação a cada pessoa q te conheci doe muito entao ebnilson sou um desses q teve sua vida paralisada por quase um ano dezembro pra cá vai fazer 9 meses nessa luta espero com sua ajuda possamos vencer.

      1. Boa tarde, Ebnilson é isso aí a nossa situação, sem falar que o estatuto da PMMA é bem clara que o aluno do curso de formação ja é militar da ativa, então parque colocar o curso como etapa do concurso???? só aí já se vê que essa banca nem pra estadual o estatuto se deu o prazer.

  2. Ano de 2017 todinho desempregado, mãe com duas cirurgias na coluna sem poder trabalhar também recebendo apenas uma pequena “ajuda” do governo.
    Até que fim passei no concurso da PM.
    Daí a Cespe chama para os exames dando apenas três dias para o primeiro exame (odontologico).
    Lai vai o guerreiro pedir só 600 reais emprestado pra passagens e para o exame.
    Passa poucos dias chama para os outros exames mais só 3.000, para exames 2.000 e 1.000 para passagens e alimentação. kkkk infelizmente o dinheiro não dá, aí tenho que correr atrás dos exames a pé em São Luiz, andei só um pouquinho.
    Voltei pra casa, em goias. cada passagem de goias pra SLZ 280.
    Um mês depois chama para o curso de “formação”, mais 1280 no “enxoval” (que não usamos).
    Graças a alguns conhecidos de conhecidos não tive despesa com moradia e ainda me fizeram uma doação para me manter durante o curso.
    Primeiro dia de curso veio a primeira lapada, (vcs não são alunos PM) são apenas candidatos e se não tirarem a media de 7 em cada uma das materias, ADEUS.
    Daí nos perguntamos, mas o estatuto da PM MA diz o contrario!.
    Já começa aparecer “aspirantes a aluno” sem ter onde morar, passando fome, sem nenhum centavo, e a família em casa cheia de orgulho, “meu filho é Policial Militar”.
    Felizmente passamos por cima dos 7 na média e sempre tendo em menti que eramos cadastro de reserva, claro.
    Mas aí vem a pergunta, por que chamaram o cadastro de reserva para o curso??
    Por que nos fizeram gastar tanto??
    E agora como eu vou pagar os empréstimos que eu e minha mãe fez??
    Mas aí vem algum sem futuro e fala: -mas vc se sujeitou a isso porque quis, ninguém te obrigou.
    Sim, foi por que quis. e vou continuar batalhando para tirar minha família da miséria.
    Estamos falando da injustiça que fizeram com a gente. certo que é um concurso, mas já que o senhor governador queria nomear o cadastro de reserva conforme fosse surgindo vagas, porque não convocou para o curso conforme fosse surgindo tais vagas??
    Poderíamos estar esperando de cabeça fria, sem tantos contas pra pagar, com emprego garantido, pra quem tinha!!
    Nós pedimos a ajuda deste e de outros blogs em nossa peleja com o senhor governador.
    (O cadastro de reserva ter a mera esperança de ser nomeado é uma coisa, agora ter a mera esperança com tantas contas e desempregado não é fácil).

    AGRADEMOS A TODOS QUE NOS APOIAR NESTA CAUSA!!!

  3. Aqui é um paí de um aluno que passou no concurso da pm em São Luis. ( ensinei que tinha que ser verdadeiro, não mentir, sempre agir do lado do bem, ser um exemplo. ) mas tou vendo que é muito difícil . tirei de onde não finha para apoiar meu filho mais tou vendo a injustiça prevalece. que Deus der força as pessoas que lutam para viver do lado do bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *