Reunião da Comissão de Segurança define propostas para MP’s dos Policiais e Bombeiros Militares

Em reunião realizada nesta quinta-feira (8), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa definiu propostas que serão apresentadas em forma de emendas ou indicações, com o objetivo de alterar duas Medidas Provisórias (MP) enviadas pelo Governo do Estado, a MP-264 e a MP-265, que tratam da criação de vagas e transformação de Organizações Policiais da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros, respectivamente.

O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da Comissão de Segurança, deputado Júnior Verde (PRB) e dele participaram os deputados Wellington do Curso (PP) e Sousa Neto (Pros).

A Comissão ouviu também o consultor em Orçamento, Flávio Olímpio, que vai transformar as propostas feitas por representantes dos bombeiros e policias militares, para apresentação durante a apreciação das MP’s na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na própria semana.

O deputado Júnior Verde defendeu que as alterações, como a proposta de ampliação do número de vagas, principalmente para soldados e cabos, seja apresentada em forma de indicação, porque, segundo ele, a Assembleia não pode legislar criando despesas financeiras. De acordo com o parlamentar, as propostas serão apresentadas para melhorar as MP’s e beneficiar os bombeiros e policiais militares.

Já o deputado Wellington do Curso defendeu que seja feita em forma de emenda, definindo a quantidade de vagas a serem abertas e preenchidas, por que “o governo não tem vontade de fazer e a Assembleia tem que se impor”. Ele disse que desde 2015 que tentam fazer as ampliações de vagas, sem sucesso.

O autor do pedido de vista, deputado Sousa Neto, contou que “queriam aprovar de afogadilho, inchando a cabeça com criação de vários cargos de coronéis e majores, em vez de ampliar as vagas para cabos e soldados”.

De novo, vários representantes da classe disseram que a PM e os Bombeiros estão com efetivos reduzidos, principalmente os bombeiros, havendo sobrecarga de serviços. As propostas principais preveem aumento do efetivo, reajuste salarial e cumprimento da legislação sobre as promoções.

Entre os representantes de entidades presentes estavam Jean Marry, presidente da Associação dos Bombeiros do Maranhão; o Sargento Ebnilson, presidente da Associação das Praças do Maranhão; e Cabo Guimarães Júnior, presidente da Associação dos Militares da Região Metropolitana.

Fonte: http://www.al.ma.leg.br

2 thoughts on “Reunião da Comissão de Segurança define propostas para MP’s dos Policiais e Bombeiros Militares

  1. Será de extrema importância que se coloque nessa MP , uma vez QUE SE ESTÁ PENSANDO NO BEM DOS POLICIAIS , QUE O GOVERNO INICIE O PROCESSO DE CADASTRO DE CLÍNICAS PARTICULARES NO NO INTERIOR DO ESTADO PARA OS SERVIDORES.

  2. Uma correção necessária,o CB Guimarães (de TIMON) não esteve presente nessa reunião. Quem esteve presente foi o CB Guimarães Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *