Cespe/Cebraspe nega rigor na avaliação, após morte de candidata em teste da PM

Daniele Silva sofreu um AVC quando participava do Teste de Aptidão Física; entidade responsável pelo concurso alega que percurso da corrida foi menor do que o usual

LUÍS – Daniele Nunes Silva, de 24 anos, morreu na noite de terça-feira, 30, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto fazia o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso para a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA). Ontem, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela realização do concurso, negou excesso de rigor no teste físico.

 Daniele Silva trabalhava na Delegacia de Polícia de Barra do Corda (Foto: Divulgação)

Ela ainda foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga, mas che­gou morta. Ontem, 31, a família esteve no Instituto Médico Legal (IML) para acompanhar a liberação do corpo, que foi levado para Barra do Corda, onde seria velado. Daniele estava em São Luís há dois dias, para prestar provas para o concurso da PMMA. Daniele Silva era funcionária da delegacia de Barra do Corda. A mãe de Daniele Silva disse à TV Mirante que a jovem não tinha problemas de saúde e que, recentemente, exames comprovaram isso.

Sobre o ocorrido, o Cebraspe informou que, conforme atestado médico apresentado pela candidata e emitido em 24 de janeiro de 2018, assinado e carimbado por profissional de saúde, ela apresentava-se apta à realização da etapa do referido certame. Conforme item 5.2 do Edital nº 7 do concurso, no atestado médico, a ser providenciado pelo candidato, deve constar, expressamente, que ele está apto a realizar a prova.

O centro disse ainda que o candidato que apresentasse o atestado médico em desacordo ao que dispõe o edital seria impedido de realizar a prova.

Segundo o Cebraspe, ao sentir-se mal, a candidata foi prontamente atendida, ainda no local da prova, por equipe médica de plantão e por ambulância equipada com o aparato necessário a atendimentos de urgência/emergência, recursos disponibilizados em todas as etapas de capacidade física realizadas por esta Instituição. A candidata foi encaminhada pelo médico plantonista à UPA mais próxima do local, até que outro médico desse continuidade ao atendimento.

Com relação ao rigor do teste físico para o concurso da PMMA, o centro frisou que a corrida aeróbica prevista teve distância mínima de percurso menor do que a usual em outros certames da mes­ma natureza. Informou também que os índices visavam assegurar que os candidatos aprovados possuíam condições físicas mínimas para desempenhar as atribuições do cargo.

Fonte: http://imirante.com

One thought on “Cespe/Cebraspe nega rigor na avaliação, após morte de candidata em teste da PM

  1. O Cespe está correto, TAF da PRF, PF e outros costumam ser muito mais pesados. A questão é que nós brasileiros não temos o hábito de praticar atividades físicas, exames médicos periódicos então nem se fala. A pessoa se candidata a um certame que exige provas físicas e não treina com a devida antecedência acompanhada de profissionais sérios, não faz um checkup completo antes também com profissionais sérios, acaba colocando a própria saúde em risco.

    Tem candidato que não consegue fazer 20 flexões de braço, na época da barra era ela quem mais reprovava. Para quem for comentar achando que serviço de polícia militar não requer esforço físico, está enganado, um vagabundo começa a correr, pular muro, cerca, você tem que ter preparo pra ir atrás, a sociedade está lá te cobrando, ou vai deixar ele fugir e ficar com cara de pateta?

    TAF da PRF: Mais conhecido como pulo para frente. Homens tinham que saltar uma distância maior que 2,01m, e as mulheres, 1,61m.
    Os homens tinham que fazer o mínimo de 3 barras e as mulheres tinham que apenas sustentar na posição da barra por mais de 10 segundos.
    A exigência era de mais de 2300m para homens, e mais de 2000m para mulheres, em 12 minutos de corrida.

    TAF da PF é por pontuação, tem apenas padrões mínimos: http://concursopf.com.br/como-e-o-teste-fisico-taf/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *