Ação do Corpo de Bombeiros no incêndio em apartamento no Calhau

20160331 171658 1
Um incêndio ocorreu nesta tarde de quinta-feira (31) em uma unidade do condomínio “Brisas Life” no bairro do Calhau em São Luís. Por volta das 16:20h, moradores detectaram a fumaça vinda de um apartamento no sexto andar que se encontrava fechado. A equipe de funcionários do condomínio, que já havia passado por um treinamento para agir em casos de emergência, atuou prontamente manuseando o sistema de prevenção contra incêndio da torre e estabelecendo a primeira resposta contra o fogo. Ao mesmo tempo, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado (16h29’09’’) e deslocou a equipe comandada pelo Tenente Wtson Pereira do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), que chegou ao local com o Auto Bomba Tanque para a pronta intervenção (16h 45’05”).
“Uma vez ocorrido o incêndio, o que vai minimizar os danos provocados por ele, é sem dúvidas, o tempo em que se oferece a primeira resposta ao fogo. Nesse caso, foi importantíssimo o bom funcionamento no sistema contra incêndio da torre e a capacitação de funcionários do prédio para essa ação, norma exigida pelo Corpo de Bombeiros, e que de forma responsável, foi cumprida por esse condomínio”, destacou o capitão Lisboa, Chefe da seção de comunicação do CBMMA.

A equipe do 1º BBM verificou todas as situações de perigo, trabalhando para a minimizar riscos aos moradores que ainda evacuavam o prédio, além de agir no sentindo de extinguir as possibilidades de uma nova ignição. Algumas orientações de segurança também foram repassadas aos moradores quanto ao uso da eletricidade e do sistema de gás encanado.

IMG-20160331-WA0095

“Um curso de prevenção contra incêndio, inclusive exigido pelo Corpo de Bombeiros, foi o que possibilitou que a nossa equipe trabalhasse com bastante eficácia neste incidente. Às vezes, a gente não dá tanto crédito, mas é nesses momentos que percebemos o quão importante é esse tipo de exigência”. Afirmou o Senhor Cristian Cavalcante, síndico do condomínio Brisas Life.

O fogo se concentrou apenas em uma unidade e somente danos materiais foram contabilizados. Engenheiros da Defesa Civil também farão uma avaliação a possíveis danos na estrutura do prédio e a causa do incêndio deverá ser investigada por um equipe de perícia do Corpo de Bombeiros.

Fonte: http://www.cbm.ma.gov.br

2 thoughts on “Ação do Corpo de Bombeiros no incêndio em apartamento no Calhau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *