Corpo de Bombeiros realiza abertura do ano letivo do programa Bombeiro Mirim 2016

IMG 0415

Cel. Célio Roberto

Na manhã do último sábado (19), o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, recebeu um público mais que especial, trezentas crianças participaram da abertura do ano letivo do Projeto Bombeiro Mirim. O evento marcou o início do cronograma de ações previsto para o ano de 2016, desenvolvido por diversas unidades na capital e no interior do estado.

Além de apresentações de salvamento e demonstrações de técnicas de reanimação cardiopulmonar, meninos da “Banda Sinfônica Bombeiro Mirim” animavam o evento com contagiantes acordes musicais e marchas militares.

IMG 0400

As atividades do projeto iniciaram desde o ano de 1997, com 200 alunos. E ao longo de 19 anos de existência, o programa já atendeu mais de 25.000 crianças e adolescentes em todo o estado.

O Bombeiro Mirim é um programa de complementação educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que se destina a crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, moradores de regiões socialmente vulneráveis. As ações do programa, tem o objetivo de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e autoestima, proporcionando às crianças e aos adolescentes a devida inclusão social, através do delineamento ético e moral e visão holística sobre viver em sociedade.

IMG 0481

As lições repassadas aos pequenos, são sempre alicerçadas na disciplina e cuidadosamente adaptadas a cada faixa etária. A grade curricular compreende disciplinas como: instrução geral (ordem unida); prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; noções de salvamento (em altura e aquático, nós e amarrações); educação física; ética e cidadania; proteção e defesa civil; educação ambiental; prevenção de acidentes domésticos; prevenção à violência; promoção à saúde dentre outras.

IMG 0400

“Além de condutas sociais, repassamos instruções de salvamento também realizadas pelos bombeiros, porém adaptadas para as crianças. Estamos em busca de formarmos cidadãos cada vez mais participativos em nossa sociedade” relata o Coronel Izac Matos, coordenador de Projetos Sociais do CBMMA.

IMG 0410

“A criança idealiza o bombeiro como um herói, daí a nossa responsabilidade em ter que passar lições que vão servir para a vida toda”, destaca o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Atualmente o projeto conta com 15 unidades, com um total de 3.013 crianças e adolescentes. Uma das metas da corporação, é aumentar cada vez mais o alcance do projeto, que deverá ser ampliado com o plano de expansão das unidades operacionais pelo interior do Estado.

Fonte: http://www.cbm.ma.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *