Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São José de Ribamar comemorou o primeiro ano de funcionamento nesta sexta-feira (22)

IMG-20160114-WA0060

O Governo do Maranhão celebra, nesta sexta-feira (22), o primeiro ano de funcionamento da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros no município de São José de Ribamar. A programação alusiva terá início às 10h, com uma formatura militar na Praça da Matriz (Centro), e contará com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; do comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, representantes dos poderes Legislativo e Executivo municipal, militares e a comunidade em geral.

Na ocasião, estão previstas homenagens e uma apresentação técnica-operacional com a realização de simulados de salvamento em altura e combate a incêndio em veículo. O treinamento empregará todo aparato de socorro composto por uma viatura de combate a incêndio e uma ambulância. O objetivo é estabelecer o aperfeiçoamento no atendimento a ocorrências feito pelos militares daquela unidade.

Ainda dentro das atividades comemorativas, a unidade promoverá um culto religioso às 19h, no Restaurante Sabor do Nordeste.

Balanço de produtividade

Nos primeiros 12 meses de funcionamento, a Companhia de Bombeiros já fez mais de 600 atendimentos, entre ocorrências de auxílio à comunidade, vistorias e emissão de certificados em edificações, salvamentos, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

Histórico da 1ª C.I. B.M de Ribamar

A 1ª Companhia Independente de São José de Ribamar foi inaugurada em 23 de janeiro de 2015, como a primeira unidade de Bombeiros entregue à população no Governo Flávio Dino. A abertura de um quartel naquele município marcou o lançamento do plano de expansão do Corpo de Bombeiros em todo o Maranhão, passando aquela cidade balneária e toda a região, a ter a presença permanente de equipes de militares atuando nos trabalhos de prevenção de acidentes, combate a incêndios, monitoramento das praias, fiscalização de estabelecimentos comerciais e locais de eventos e de combate à venda ilegal de gás GLP, entre outros.

A Unidade de Bombeiros Militar, inicialmente reconhecida como o 1º Subgrupamento Independente de Bombeiros Militar, teve como primeira sede, o Complexo onde funciona a Secretária Municipal de Trânsito (SEMTRANS) no Solar dos Navegantes, à Rua José Maria Santiago, s/nº, Centro, cedido pela Prefeitura Municipal.

Em 07 de fevereiro de 2015, o então 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar tem seu novo prédio situado à Avenida Clodomir Cardoso, nº 48, Outeiro, anexo à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O subgrupamento foi transformado em 1ª Companhia Independente de Bombeiros Militar pelo Projeto de Lei nº 056 / 15, proporcionando ao município, além das atividades operacionais, a realização de projetos sociais para a comunidade. Atualmente, a unidade é comandada pelo major Munilso Rocha, o qual vem conduzindo as atividades da 1ª CIBM com foco na prevenção e no serviço operacional.

Fonte: http://www.cbm.ma.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *