Militares reclamam ao blog que estão para fritar de calor em Barra do Corda

1a7f074ac4_media
Os policiais militares de Barra do Corda reclamaram ao blog que estão numa situação difícil no 5ª BPM. Por lá o calor está de rachar a moleira. A temperatura média do Município chega a quase 40ª C.

A PM usa uniforme padrão, confeccionado para uma maior mobilidade, resistência, conforto, com tudo esqueceram de pensar no calor que o fardamento causa no clima tórrido do Estado.

Assim quando confeccionado em 2011, o jornalista Wellington Rabello comentou sobre o novo uniforme da PMMA.
“Maior mobilidade, conforto e resistência: essas são algumas características do novo fardamento que será utilizado pelos policiais militares do Maranhão. O tecido é do tipo “Rip Stop”, conhecido pela grande resistência com dificuldade para rasgar e, também, proporciona ao militar proteção contra ferimentos como arranhões e cortes.

O modelo da gândola (camisa) para fora da calça e de mangas compridas, oferece maior mobilidade no policiamento operacional e proteção contra a ação dos raios solares((http://blog.jornalpequeno.com.br/wellingtonrabello/2011)

Reportagem feita a exatamente 4 anos pelo blog do Wellington Rabello.”

O jornalista apenas esqueceu de dizer que esses uniformes são inapropriados para regiões onde a intensidade do calor chega a fritar ovo na pista.

O calor na cidade de Barra do Corda, município que fica na região central do Maranhão, é  insuportável.

Agora imaginem o policial militar com todo esse fardamento, colete, armamento, apetrechos obrigatórios no calor desse, não é nada confortável como dizia o nobre jornalista na época. Veja o depoimento de militares da região.

“Rapaz aqui em Barra do Corda não podemos tirar a gandola nem pra enxugar o suor. Cada dia que passa o clima aumenta. Poderiam esses caras terem senso observar isso. Poderia ser liberado ao menos em caso de blitz ou exigir o uso apenas nos quarteis. Isso é questão de saúde do trabalho. Já q o estado n tm condições de colocar vtr cm ar funcionando, poderia facilitar nossas vidas. Isso aqui é militarismo, mas comparando a farda do exército e a da PM, a nossa é um forno. Näo vejo problema, se analisarmos a farda de estados q tm clima frio, o estado permiti aos Policiais usarem fardamento diferente por causa das baixas temperaturas, então pq estados com clima quente a polícia não poderia permitir o uso de um fardamento adequado?? Os senhores q representam os PMs, pensem nessa ideia e vejam uma possibilidade de solicitar isso junto ao governador. Tenho certeza que muitos já pensaram nisso, mas não fizeram nada a respeito. Nem todos que usam fardas ficam nos gabinetes no ar frio olhando facebook e whats. Quem faz segurança pública vai pra rua prendendo bandido no calor”.(texto dos militares do 5ªBPM)

A reclamação dos policiais do 5ª BPM, é que aja uma flexibilização do comando local para que eles possam deixar de usar a gandola nesses horários onde a intensidade do calor é fortíssima.

A exemplo do Batalhão de Timon, segundo as informações repassada ao blog, o Comandao do 11º BPM, em virtude do calor daquela região, fez uma solicitação ao Comando da PMMA para que houvesse essa liberação pelo menos em períodos de intenso calor. Tudo indica que houve essa concessão lá. Isso é apenas uma sugestão.

Pois bem, reclamação feita e vamos ver o que vai acontecer. O espaço está aberto para o comando do 5º BPM caso queira se pronunciar.

6 thoughts on “Militares reclamam ao blog que estão para fritar de calor em Barra do Corda

  1. o PM que está usando Coturno, calça, camiseta, gandola e colete balístico é Policial Militar. Já O PM que usa Coturno, calça, camiseta identificada e colete balístico ele deixa de ser polícia, ou tem menos poder e moral? fica a pergunta… acho que PM que usa a segunda opção não deixa de ser PM e nem tem menos poder…. só tem mais conforto para trabalhar e menos desgaste.

  2. É válida a reclamação, só acho que não deveria tentar atingir o pessoal do expediente fazendo referência ao uso das redes sociais, pois é algo que está acessível a todos, pois no quartel a internet gratuita, e inclusive já presenciei várias vezes policiais dentro das viaturas acessando redes sociais.

  3. Senhor Marcio, creio que o senhor não entendeu direito esse texto, acho que quando ele falou gabinete ele referiu-se a comando, pq realmente essa é a realidade. O comando cobra perfeição no fardamento porque eles só vestem a farda para ficarem nos gabinetes, não tem serventia pr nada não polícia, é um dinheiro jogado fora esse que paga remuneração de oficial, quem trabalha na PM são as praças, pq oficial em sua grade maioria é só fingir ser polícia, não sei pq todo ano tem vaga pr CFO, dinheiro jogado fora. No menos eles servem pr perseguir praças como meu pai que é sargento foi, sofreu muito nas mãos desses oficiais por apresentar atestado médico com problemas de depressão.

    1. Senhor Marcio, creio que o senhor não entendeu direito esse texto, acho que quando ele falou gabinete ele referiu-se a comando, pq realmente essa é a realidade. O comando cobra perfeição no fardamento porque eles só vestem a farda para ficarem nos gabinetes, não tem serventia pr nada não polícia, é um dinheiro jogado fora esse que paga remuneração de oficial, quem trabalha na PM são as praças, pq oficial em sua grade maioria é só fingir ser polícia, não sei pq todo ano tem vaga pr CFO, dinheiro jogado fora. No menos eles servem pr perseguir praças como meu pai que é sargento foi, sofreu muito nas mãos desses oficiais por apresentar atestado médico com problemas de depressão..

      1. Senhor Marcio, creio que o senhor não entendeu direito esse texto, acho que quando ele falou gabinete ele referiu-se a comando, pq realmente essa é a realidade. O comando cobra perfeição no fardamento porque eles só vestem a farda para ficarem nos gabinetes, não tem serventia pr nada não polícia, é um dinheiro jogado fora esse que paga remuneração de oficial, quem trabalha na PM são as praças, pq oficial em sua grade maioria é só fingir ser polícia, não sei pq todo ano tem vaga pr CFO, dinheiro jogado fora. No menos eles servem pr perseguir praças como meu pai que é sargento foi, sofreu muito nas mãos desses oficiais por apresentar atestado médico com problemas de depressão…

  4. concordo com o Marcio, faca sua reclamação o que não a necessidade e de falar mau dos outros, faça a sua parte, concordo com sua reclamação, se vc tá com inveja de alguém, de baixa na policia e faca outra formação, mais na próxima vez opte por uma formação que use as redes sociais o tempo todo e só fique no ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *