Baixas: O que está acontecendo que capitães da PM estão deixando a Corporação?

Policial-desmotivado-4
O sentimento de desvalorização alcançou a oficialidade de baixa patente, que nos últimos anos tem deixado a PM para ingressar na coirmã Polícia Civil como delegados de carreira.

O que até então parecia uma carreira promissora e um sonho de chegar ao coronelato, para alguns tem sido uma tortura e um pesadelo.

O oficialato principalmente os intermediários e subalternos(Capitães e tenentes) respectivamente, tem sido atingidos pela desmotivação e falta de valorização.

O blog tem conversado com diversos oficias da PM e alguns que deixaram a Corporação e hoje são delegados, o principal motivo é à ascensão financeira que segundo eles levariam pelos menos 30 anos para atingir um salário razoável na PM, chegando ao posto de coronel. “ Estou contando os dias para deixar a PM”, disse um dos oficias ao blog.

Recentemente um capitão, deixou a PM por ter passado no concurso para delegado da Polícia Civil e não demorou muito foi chamado para promotor de justiça. Esse é só um exemplos de vários capitães que deixaram a PM.

Um delgado da Polícia Civil hoje tem uma remuneração acima dos 15 mil reais, chegando em julho de 2016 a um valor acima dos 22 mil reais. Um coronel da PM tem seu provento atual acima dos 14 mil reais, chegando a 17 mil no ano de 2018. Vejam que os coronéis levarão 4 anos para atingirem cerca de 77% dos delegados da Polícia Civil, talvez isso seja o fator decisivo nas escolhas dos oficias buscarem novos rumos na coirmã.

O problema vem atingindo em cheio a baixa oficialidade que não vê mais nenhuma perspectiva na carreira militar. Isso anos atrás era inimaginável entre os oficias, hoje a realidade é outra.

Entre as praças basta dá uma olhada nos BGs(Boletim Geral) da PMMA que se verifica a evasão de policias militares deixando a Corporação. Só para se ter uma idéia no último concurso da Segurança Pública, houveram uma leva de militares que deixaram a Polícia Militar para ingressarem na Polícia Civil.

É bom que as autoridades possam preocupar-se com essa situação, pois a oficialidade de baixa patente tem sido levada a deixar a Corporação pela falta de valorização de suas carreiras.

É bom que não se ignore essa situação, a evasão que está acontecendo na PM é uma realidade, pois com a enorme falta de policiais militares no Estado, a evasão pode ser um dos grandes problemas a ser enfrentado na Polícia Militar. É aguardar e esperar novas baixas. Vamos voltar ao assunto posteriormente.

12 thoughts on “Baixas: O que está acontecendo que capitães da PM estão deixando a Corporação?

  1. Somos fruto de nossa incompetência, reflexo das “cabeças pensantes” que acreditam que são alguma coisa. Vão pra casa com uma mão na frente e outra atras. Pobres coitados ficam desesperados só em pensar q vão pra reserva. E ainda querem ser valorizados. KKKKKKK, bando de burros acéfalos. Esses são os nossos ” Coroné” da PMMA. .

      1. porque perdem muitas vantagem tais como: gasolina a vontade, carro disponivel para levar os filho na escola levar a mulher no salão de cabeleleiro, celular, cartão corporativo, verbas de show particulares que os policias vao fazer e quem recebe são os oficias, diarias e outras mais…

  2. Meu querido se os oficiais que ganhao mais estão saindo, imagine os sd cb e sgts, tem que estudar mesmo se formar e sair dessa opressão. Força aos amigos que ainda não conseguirão.

  3. GRANDE EBNILSON,

    PRIMENIRAMENTE, PARABÉNS PELA REPORTAGEM. ESTA SIM, VOCE EXPLORA VALORES QUE AGREGAM TANTO OFICIAIS COMO PRAÇAS. NÃO ADIANTA AS PRAÇAS BRIGAREM COM OS OFICIAIS. VOCÊS JÁ TEM O GOVERNO PARA LUTAR, ENTÃO, SE UNAM, VOCÊS E TODOS OS OFICIAIS DE BEM E QUE NÃO SEJAM SUBMISSOS.

    INFELIZMENTE OFICIAIS EGOÍSTAS DA ULTIMA E ATÉ MESMO DA VELHA GUARDA SÓ PENSAM EM SEUS INTERESSES, ALIAS, ALIÁS, PURA BURRICE, JÁ QUE A CORPORAÇÃO ANDOU IGUAL RABO DE CAVALO.

    SABVE POR QUE ESTES BRILHANTES OFICIAIS DEIXAM A PM. NÃO É SOMENTE POR MAIORES SALÁRIOS, É PELA FALTA DE DIGNIDADE HUMANA, POIS, NÃO CONFIAM UNS AOS OUTROS, E AS DISPUTAS SÃO DESLEAIS. NÃO É CULPA DO GOVERNO, E SIM DOS OFICIAIS MESMO E ATÉ PRAÇAS. O QUE ROLA NO MEIO DE OFICIAS É E PRAÇAS, EM GRANDE PARTE, É A INVEJA, ÓDIO, DESPREZO E MUITA CONTENDA E DISSENSÕES.

    COMO NUMA CASA DIVIDIDA, TENDE A RUIR, A FALTA DE VONTADE DA CÚPULA EM VER SEUS OFICIAIS CRESCEREM, IMPEDEM OU DIFICULTAM A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ACENSÃO, QUE ALIÁS, NÃO É FAVOR, É OBRIGAÇÃO DO ESTADO.

    PORTANTO, SE VOCE FIZER UMA PESQUISA, E PEÇO QUE FAÇA, IRA VALORIZAR SEU BLOG, E CONSTATE QUE, AINDA QUE PARA GANHAR A METADE DE UM SALARIO DE UM CEL, A MAIORIA DOS OFICIAIS CAPITÃES E TENENTES DEIXARIAM A BRIOSA.

    E, ONDE QUERO CHEGAR MESMO? CAROS PRAÇAS E OFICIAIS, ASSIM COMO NAS OUTRAS CORPORAÇÕES, EX: DELÇEGADOS E AGENTES, JUIZES E ANALISTAS, MESMO COM SUAS DIFERENÇAS, SE UNEM QUANDO OS OBJETIVOS SÃO OS MESMOS, E NÃO SE DIGLADIAM EM BLOGS E JORNAIS. ENTENDEREM QUE PRECISAM SE UNIREM URGENTEMENTE E PROATIVAMENTE, CUSTE O QUE CUSTAR, SE QUISEREM MUDAR ESTE ESTADO DE ESCRAVIDÃO. E DIGO AOS PRAÇAS, HOJE TEM SIDO MAIS ESTRESSANTE SER OFICIAL, EM QUALQUER POSTO, QUE SER PRAÇAS. CREIAM NISSO. UNIÃO OU EXTINÇÃO JÁ, DECIDAM. MAS DECIDAM LOGO!

    1. Caro amigo, concordo com vc, em gênero, número e grau. Enquanto houver divisões e dois mundos distintos os militares não vão a lugar algum. Sim vamos tentar fazermos uma pesquisa nesse sentido.

    2. Falou tudo com alto e bom entendimento pena que para muitos ainda isso é afronta sgt’s oficiais principalmente de altos postos, mais felizmente uma nova geração está vindo com mais humanidade e pensamentos não pífios, mas pena que ainda um pouco distante essa realidade.

  4. Achei bem interessante o tema e concordo com o colega que propôs um estudo, na verdade existem alguns trabalhos monográficos que falam sobre essa desmotivação e que deveriam ser usados como base para ações que contornassem o problema. É um fator importante, eu e quase todos que conheço, estudam para sair da Instituição, obviamente por um salário melhor e outros fatores de igual importância, como uma progressão de nível mais justa, etc. Parabéns pelo blog

  5. Vai falar sobre isso principalmente para os Coronéis! Se a situação é precária, tensa, a culpa é principalmente deles. Quando se faz uma greve são eles oprimem quem está na luta. Me diga quantas vezes na greve dos agentes/escrivão da PC um delegado ameaçou prender por se negarem a retornarem ao serviço? Veja no ponto de vista da PM o que que aconteceu? Se eles(oficiais), ganham pouco, é porque não lutam por dignidade, reconhecimento, são sempre submissos. Se esses Coronéis não se valorizam, problema é deles. Tem uma solução para isso: Vamos grevar, pedir aumento do nosso índice e deixar o deles como está.

  6. Oficial ganhando muito bem, obrigado.
    Qual é o emprego público com estabilidade para ganhar mais de 14.000 reais sem concurso público, isso depois de da cf/ 88…
    Não conheço!!!
    Oficial estão ganhando muito bem. Nem analista do tj em fim de carreira ganha isso, sem contar q são concursados. Diferente da pm.
    Quem está ganhando mau é praça!!!
    Precisamos nos unir e mostra ao gov ma nossa força. Mostra ao gov ma quem trabalha de verdade. Mostra ao gov ma quem segura a violência nesse estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *