Associações militares emitem 2º nota em defesa dos direitos dos policiais militares

greve

Do Blog do Jorge Aragão

Entidades divulgam nota em defesa de PMs e repúdio ao Governo

Manifestação publica de repúdio contra ato atentatório à dignidade humana dos Policiais Militares praticado pelo Governador, pelo secretário de Segurança e pelo Comandante Geral da PMMA.

pm1Os militares de baixa patente, ao longo da história, sempre foram tratados como subespécie humana, sofrendo tratamentos semelhantes aos dispensados aos negros arrancados de África e escravizados em terras brasileiras, que não tinham direito de reclamar ou questionar os porquês dos maus tratos, menos ainda de reivindicar pela liberdade. Como exemplo, temos o caso do movimento reivindicatório que ficou conhecido como “revolta da chibata”, em que o ponto marcante é o momento em que um militar, praça, é punido com acoites de chibata.

Aqui, na nossa realidade, em pleno Estado Democrático de Direito, no Estado do Maranhão, na época pós-contemporânea, tivemos casos recentes de prisões de praças sob desajustadas fundamentações, como aconteceu com o Sd Leite, Cb Campos, Sd Rafael, Sgt Ebnilson e tantos outros, que foram parar detrás de grades ou foram exilados por se manifestarem de alguma forma contra ato inaceitável do comando ou do governo.

Nesse momento, com o resultado da perícia feita nas armas apreendidas com os policiais que faziam parte da reintegração de posse realizada no dia 13.08.2015, na cidade de São Luiz,na Vila Luizão, onde uma pessoa fora morta por disparo de arma de fogo, resultado pericial ,este, que já fora amplamente noticiado e até apresentado na Assembleia Legislativa, é categórico em afirmar amiúde que o projétil que ceifou a vida de uma pessoa na referida reintegração de posse não partiu das armas que foram apreendidas com os Policiais Militares, as Associações dos Policiais Militares vem repudiar todo e qualquer ato de repressão à liberdade de expressão, aos direitos classistas ou que lesem a dignidade humana dos Policiais Militares, praticado pelo governo, seja através do comando ou de qualquer agente da administração, especialmente os atos praticados contra os Policiais Militares Cabo PM M. Monteiro e Sd PM Janilson.

Nesse diapasão, no direito constitucional de representação que cabe às Associações, visto que os Policiais Militares foram execrados, feridos mortalmente na alma e dignidade humana,suas e de suas famílias, pelo Comando da PMMA e pelo Governador, que publicamente se manifestaram, sem nenhum amparo legal ou moral, condenando sumariamente os dois policiais acima citados pela morte daquela pessoa durante a citada reintegração de posse, reintegração esta que por sua vez merece questionamentos quanto à sua legalidade, exigimos que o Governador, em cumprimento ao direito de resposta dos policiais militares, use todos os meios pelos quais a sua irresponsável nota condenatória dos policiais militares se alastrou pelo mundo, bem como o pronunciamento do Secretário de Segurança e o Comandante Geral da PMMA (todos os blogs, jornais, canais de televisão, revistas, etc.) para publicar nota de reconsideração de ato, afirmando que pecou em se manifestar prematuramente e sem fundamento, ao afirmar que os policiais eram os culpados e que, também, pecou ao permitir que o Comando da PMMA e Secretário de Segurança fizesse o mesmo, em tempo e no calor das repercussões para que produzam os mesmo efeitos.

Exigimos, ainda, que o processo disciplinar instaurado contra o Soldado Leite, seja arquivado, visto que ele agiu no exercício do direito de representação, enquanto Coordenador da Associação dos Policiais Militares do Maranhão – ASPOM, e no exercício da sua liberdade de expressão, além de ter dito apenas o que a emoção do momento e a coerência permitiu, bem como por ser o processo disciplinar, em questão, atentatório à dignidade humana de todos os praças estaduais do Maranhão.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso e renovamos o nosso juramento de sempre servir e defender o povo do Maranhão,sob qualquer custo,mas não nos submetermos aos que se dispuserem a nos impor sofrimentos injustos.

Estado do MARANHÃO, 03 de Setembro de 2015.

ASSINAM ESSA NOTA, AS ASSOCIAÇÕES UNIDAS .
¤ ARCSPMIA – Imperatriz
¤ ASEFAPBM-MA
¤ ASPOMMEM- Bacabal
¤ UMI
¤ AAT Associação Atlética Tiradendes – Pindaré
¤ ASPOM – TIMON
¤ART – Chapadinha
¤ Associação dos Bombeiros do Sul do Maranhão – ABOMSUL

Fonte: http://www.blogdojorgearagao.com.br/

6 thoughts on “Associações militares emitem 2º nota em defesa dos direitos dos policiais militares

  1. COMPARAÇÃO EXAGERADA ESTA COM COM O FATO HISTÓRICO DA REVOLTA DA CHIBATA, VOCÊ DEVERIA SER MENOS ÉPICO, DEIXAMOS O TRIBUNAL CIVIL OU MILITAR APURAR QUEM ESTÁ CERTO OU QUEM ESTÁ ERRADO, SEJA IMPARCIAL EM SUAS COLOCAÇÕES NA SUA PÁGINA.

  2. É verdade q está rolando nos zaps ???

    O cmt geral foi obrigado a dizer aquelas… Sobre a vila Luizão. Só para se manter no cargo.
    O resultado foi q 02 pms foram jogados na cova dos Leões. Sem ampla defesa e contraditório e princípio da inocência. E cmt da vila Luisão??? Virou vítima!!! Entendie!!! Era oficial!!!
    Na próxima reintegração de posso eu vou com certeza ao médico pegar um atestado…
    Ñ sei o resultado. Mas dê merda, joga a culpa nas praças. É determinação do sec de seg.
    Ñ, faz melhor, diz q foi um fato isolado… ou seja, lavou às mãos!!!
    Estou solidários aos pms q foram presos injustamente.
    Estou solidário ao sd Leite q se pronunciou em defesa da categoria. O mesmo está sofrendo perseguição, fatd e ipm e etc.
    Pior q está, vai ficar!!

  3. novamente uma simples nota de repudio e o que as associações tem a fazer em prol dos colegas, e lamentável vamos ser enérgicos vamos fazer uma mobilização na frente do quartel, vamos fazer mais barulho, vamos botar os advogados dessas associações para denunciar os maus tratos no ministério publico, tem que ser feito alguma coisa se não vai piorar, a pra mexer na ferida bem feito pra quem estava fazendo campanha para eleger comandante, fizeram ate uma eleição indicando vários nomes inclusive este, olha no que deu. bonzinho esse comando. parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *