Corpo de Bombeiros comemora sucesso da edição 2015 do Projeto Golfinho

Governo comemora sucesso do Projeto Golfinho do CBMMA que beneficiou crianças e jovens
O Governo do Estado está de portas abertas para a comunidade maranhense”. Com estas palavras, o comandante geral do Corpo de Bombeiros (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo encerrou seu discurso para uma plateia formada por militares, alunos, pais e convidados, na cerimônia que marcou o encerramento de mais uma edição do Projeto Golfinho.
O ato aconteceu na sede do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), na Avenida Litorânea, Calhau. O comandante geral destacou, ainda, que os investimentos feitos pelo governador Flávio Dino em projetos de cidadania e que prestam assistência social são imensuráveis, uma vez que os resultados serão multiplicados dentro das comunidades e das famílias, principalmente àquelas que mais necessitam de serviços.
Golfinho3
“Investir em iniciativas como o ‘Golfinho’ muito nos alegra e nos motiva, quando vemos aqui a importância social, no semblante de cada criança, de cada pai, com a eficácia e o sucesso das atividades. Essa também é nossa missão, enquanto instituição que trabalha com a proteção à vida. Sabemos que todo o aprendizado que estes meninos e meninas tiveram nas férias, será potencializado e ampliado às famílias, na escola, nas comunidades onde eles residem”.
Integrantes do projeto foram agraciados com certificados e um kit escolar às cerca de 30 crianças e jovens inseridas no projeto. Considerado como ‘colônia de férias’, o programa de integração social foi implantado em 2007, beneficiando mais de 300 pessoas. Hoje, passa por um processo de restruturação pelo Comando da Corporação. A 7ª edição contemplou 31 crianças e jovens entre 8 e 14 anos dos bairros São Francisco, Ilhinha, Ponta D’areia e adjacentes. Para ingressar no programa, eles deviam estar frequentando a escola regularmente.
Golfinho1

Para Vitória Katarine, ser um golfinho foi à realização de um sonho. “Minhas férias serão inesquecíveis. Junto com os outros colegas, me diverti e aprendi bastante com a ajuda dos bombeiros”.
Eles foram acompanhados por 15 bombeiros militares voluntários, que, em quatro semanas com atividades na praia, palestras sobre temas variados como primeiros socorros, acidentes domésticos, educação para o trânsito, combate às DSTs, criminalidade e violência, preservação ambiental, saúde médica e odontológica, além de treinamentos sobre noções disciplina, civismo, respeito ao próximo.
O grupo fez também passeios ao parque ambiental da Vale, parque aquático, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e às unidades dos Bombeiros, GTA, Polícia Militar e Exército.
Operação ‘Férias com Segurança’ reforça atenção nas praias
Ainda no evento, o comandante falou do saldo positivo dos serviços do CBMMA na Operação Férias com Segurança, realizada em todo mês de julho, para dar maior segurança aos banhistas em toda extensão de praia da região Metropolitana.
Golfinho1
“Chegamos ao final de mais um período de férias, em que podemos contabilizar um balanço positivo nos serviços prestados por nossos militares na orla marítima da grande ilha. Estamos há seis meses sem o registro de óbito por afogamento em nossas praias. Esse dado positivo se deve ao empenho e as mudanças nas rotinas operacionais que o Governo e a atual gestão do CBMMA têm feito nas unidades. Agradecemos o empenho e o compromisso da nossa tropa, principalmente dos militares que reforçaram o efetivo do BBMar neste período em que a capital maranhense recebe milhares de turistas”, avaliou.
Os bombeiros utilizaram quadriciclos, lanchas e motos aquáticas. Em todo o período de férias, foi reforçado o quantitativo de guarda-vidas, os postos de monitoramento e as rondas preventivas. Os banhistas tiveram também orientações e a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças.
O relatório final da operação deverá ser divulgado nos próximos dias. Para o último final de semana, o comandante determinou atenção redobrada às guarnições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *