Reconhecimento: Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros concorre a Prêmio Innovare 2015

Alunos do Projeto Golfinho em atividade promovida pelo Corpo de Bombeiros

Alunos do Projeto Golfinho em atividade promovida pelo Corpo de BombeirosO Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está concorrendo ao XII Prêmio Innovare, concedido pela Justiça Brasileira. A iniciativa social, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, foi selecionada na categoria Justiça e Cidadania.

Para avaliar o funcionamento das atividades do projeto, técnicos do Instituto Datafolha estiveram em São Luis para verificar se a iniciativa está sendo aplicada e para fazer os registros dos trabalhos. Entre os itens abordados, a metodologia aplicada, os resultados alcançados, a eficácia junto às comunidades e como o projeto contribui com a Justiça Brasileira.

“A seleção é, para nós, motivo de orgulho e satisfação. O projeto é mais uma ação na área de segurança pública, voltada para melhorar os índices sociais do nosso estado”, destacou o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo. Ele informou que a iniciativa está passando por reestruturação e será estendido para todas as regiões onde há unidade do Corpo de Bombeiros no interior.

Por meio do programa são oferecidas atividades educacionais, esportivas e lúdicas, durante o período das férias de julho, em São Luís. São ensinadas técnicas de combate a incêndio, afogamentos, atendimento pré-hospitalar, educação ambiental, moções de civismo e patriotismo. Participam cinquenta crianças com idades entre 8 e 13 anos, que residem em regiões de vulnerabilidade, como Ilhinha, São Francisco e Ponta d’Areia.
As atividades são coordenadas pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) e colocadas em praias de São Luís. Para participar, a criança deve estar frequentando regularmente a escola.

“Nossa proposta é oferecer atividades seguras às crianças e evitar que elas fiquem expostas a situações de riscos, nas ruas. Eles têm a oportunidade de conhecer mais o Corpo de Bombeiros, recebem noções de disciplina, meio ambiente, civismo, respeito ao próximo, são incentivadas para a prática esportiva e a autoestima”, ressaltou a cabo Angélica Almeida, da coordenação do projeto.

Na programação, estão previstas palestras sobre drogas, passeio em parque ambiental e aquático, oferta de serviços médicos e odontológicos, visitas a museus, cinemas, ao Centro Histórico e às unidades dos Bombeiros e ao Exército. Ao final, recebem um kit completo de material escolar para iniciar o segundo semestre letivo.

Em todo o Brasil, o XII Prêmio Innovare obteve 667 inscrições. Para a categoria Justiça e Cidadania, concorrem 245 práticas. O material será analisado pelo júri do prêmio. Os finalistas serão anunciados no dia 2 de outubro.

Fonte: http://www.oimparcial.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *