Uma luz no fim do túnel: Secretário Felipe Camarão diz que 3º chamada dos excedentes só no próximo ano

esperança -1
Estivemos reunidos na tarde de hoje(02/07), com o Secretário Felipe Camarão e com o deputado estadual Cabo Campos na SEGEP (Secretária de Gestão e Previdência), para tratarmos da 3º convocação dos candidatos do concurso da Polícia Militar.

Aqui vamos fazer um pequeno resumo dos principais assuntos debatidos com o Secretário.

Sobre a 3º Convocação

O Secretário Felipe Camarão, foi bem categórico em dizer que uma 3º chamada será discutida somente em janeiro de 2016. Segundo o secretário, duas razões foram suficientes para postergar para o próximo ano uma possível terceira convocação:

1º) Resultado da 2º Chamada: Para Felipe, só poderá se falar em outra convocação quando todo o processo da 2º chamada for concluído.

O entendimento da SEGEP ficou da seguinte forma:

a) Foram convocados 1800 candidatos para o TAF(Teste de Aptidão Física), destes serão ofertadas 600 vagas para o preenchimento de mil num total.

b) A 3º chamada para este ano só será possível se o número de candidatos for abaixo dos 600 aprovados no TAF, exames etc;

2º) A perda da Ação dos 21,07% no STF

Outro fator que poderá complicar uma eventual 3º chamada foi à ação perdida dos 21;07% pelo STF.

A ação foi impetradas pelos servidores estaduais e o governo recorreu ao STF e perdeu à ação, dessa forma o Estado será obrigado a cumprir a decisão e pagar todos os funcionário públicos estaduais.

De acordo com o Secretário, o rombo nos cofres público chegará a R$ 64 milhões mensais. Sendo assim estaria comprometido a convocação dos excedentes e demais concursos públicos.

O Estado entrou com uma ação rescisória no Tribunal de Justiça do Maranhão que deverá ser julgado amanhã(03/07). Caso o governo perca à ação dos 21,07%, a 3º chamada estará comprometida.

Sobre as cidades não convocadas e os 10% feminino 

O Secretário, disse que a distribuição de vagas é feita pela Polícia Militar. Os critérios de distribuição é de exclusividade da PMMA.

O número de convocados das mulheres seguiu-se o critério geral dos 10%, não houve a convocação do percentual por localidade e sim dentro da somatória geral. Para SEGEP foi cumprido o referido percentual.

Enfim, esses foram os principais pontos debatidos pelo Secretário Felipe Camarão e o deputado Cabo Campos.

Perguntado ao secretário, se haveria alguma fagulha de esperança para 3º convocação, a resposta foi sim. Então vamos aguardar o desenrolar o processo da 2º chamada. Espero que todos possam ter compreendido e qualquer dúvida entre em contado conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *